Conheça os benefícios nutricionais e preventivos dos grãos, estes gigantes da alimentação.
Diferentes em forma, textura e sabor, os grãos trazem em comum um grande
beneficio para a saúde e o bem-estar do organismo. Presentes na
dieta
humana desde tempos longínquos, os cereais têm altos níveis de
carboidrato, baixos teores de gorduras e são ótimas fontes de proteína,
além de fserem fonte de boas doses de fibras, vitaminas
e minerais.
Entre os grãos, as variedades subdividem-se em cereais integrais (arroz integral, aveia, centeio, cevada, milho, quinoa, trigo, entre outros), derivados de cereais integrais (aveia em flocos, farelo de trigo, farinha de centeio, fubá, flocos de milho, germe de trigo, pão de centeio, pão de trigo, pão integral, pipoca) e cereais refinados (arroz branco, farinha branca, macarrão, pão branco).
“É recomendado que o consumo de alimentação desse grupo
seja composto por alimentos integrais” explica a nutricionista Gisele
Severo, lembrando que a fibra presente nesses alimentos promove maior
saciedade sem aumentar o volume calórico.
Além de uma das principais fontes de nutrientes na
alimentação, pesquisas recentes mostram a importância da ingestão de uma
dieta rica em grãos (em especial os integrais) na prevenção de uma
série de doenças.
“Os grãos integrais atuam na prevenção de uma série de
doenças, como as cardiovasculares, o diabetes, a obesidade e até o
câncer “, ensina Gisele
Já os cereais refinados sofrem modificações na textura do grão e, nesse
processo, ocorre também remoção da fibra dietética, de ferro, zinco e
diversas vitaminas do complexo B.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo Centro Nacional de Excelência em Alimentos Funcionais da Universidade de Wollongong, na Austrália, o consumo diário de uma a duas porções de alimentos com grãos integrais reduzem de 20% a 30% o risco de doença cardiovascular, diabetes, AVC e alguns tipos de câncer. Esse índice é comparável à ingestão de 5 a 6 porções de frutas e vegetais. Uma pesquisa semelhante realizada por pesquisadores da Grã-Bretanha e da Holanda mostrou que acrescentar 90g por dia de grãos integrais na dieta está ligado a uma redução de 20% no risco de câncer colorretal.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo Centro Nacional de Excelência em Alimentos Funcionais da Universidade de Wollongong, na Austrália, o consumo diário de uma a duas porções de alimentos com grãos integrais reduzem de 20% a 30% o risco de doença cardiovascular, diabetes, AVC e alguns tipos de câncer. Esse índice é comparável à ingestão de 5 a 6 porções de frutas e vegetais. Uma pesquisa semelhante realizada por pesquisadores da Grã-Bretanha e da Holanda mostrou que acrescentar 90g por dia de grãos integrais na dieta está ligado a uma redução de 20% no risco de câncer colorretal.
, especial para o iG São Paulo